A Biblioteca de Regulação do Trabalho em Saúde – BRTS é uma iniciativa que busca fornecer uma fonte unificada para pesquisas sobre regulação das atividades dos (as) trabalhadores (as) que atuam na área da Saúde no Brasil. Sua criação envolve a coleta de:
A força de trabalho em Saúde constitui um dos elementos centrais para o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos sistemas de saúde de cada país. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ela é crucial para garantir atendimento de qualidade à população na área da Saúde. A sua regulação inclui as regras do exercício das atividades desses (as) profissionais; interação com outras atividades e profissões; limites éticos; requisitos de formação e qualificação do (a) trabalhador (a); e questões trabalhistas como horários de trabalho, hierarquia, honorários, divisão de tarefas no ambiente de trabalho entre outros.
A regulação de todos estes fatores possui grande influência no desempenho dos trabalhadores (as) da Saúde, na forma como estes interagem com os usuários e nos resultados da atenção à Saúde, de maneira geral. No caso brasileiro, a regulação compreende tanto as normas associadas ao setor privado, com destaque para a regulação da saúde suplementar, quanto a regulação de políticas públicas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O modelo regulatório brasileiro é complexo e compreende diferentes instituições, o que pode produzir conflitos sobre questões práticas para serviços e ações de saúde, por exemplo, dúvidas sobre o escopo de prática de determinada profissão, dificuldade de compatibilizar o escopo de prática com uma equipe multiprofissional e conflitos regulatórios em torno de competências profissionais específicas.
A BRTS reúne um conjunto de normas em vigor e documentos relativos às atividades dos (as) trabalhadores (as) da área da Saúde, segundo o entendimento Ministério da Saúde. A saúde é um campo em que a maioria das atividades dos (as) trabalhadores (as) são normalmente reguladas, por terem práticas de risco elevado à vida, e que demandam grande conhecimento técnico-científico.
As normas em vigor, projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, e artigos científicos e documentos nacionais e internacionais presentes na BRTS, referem-se a atividades profissionais da área da Saúde compreendidas pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS), n. 287/1998: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, além de outras atividades profissionais, a exemplo do agente comunitário de saúde, do agente de combate a endemias, do sanitarista e do musicoterapeuta.
Esta Biblioteca é um repositório em constante atualização e simboliza o esforço em reunir informações para disponibilizar ao público maior conhecimento sobre as normas que regulamentam as atividades dos (as) trabalhores (as) da Saúde.
1) Todas as normas catalogadas aqui são de âmbito nacional, posto que o Art. 22 da Constituição determina que compete privativamente à União legislar sobre o direito do trabalho. Eventualmente, se as pesquisas definirem alguma normativa municipal, estadual ou distrital relevante para o país, será incluída no catálogo.
2) Todas as Leis catalogadas aqui são disponibilizadas no site da Presidência da Repúblicahttps://www4.planalto.gov.br/legislacao, mesmo que tenham origem no Congresso Nacional.
3) Todas as normas catalogadas aqui são vigentes e todas que forem revogadas serão removidas em processos regulares de atualização. Se encontrar alguma norma revogada em nosso catálogo, por favor envie mensagem à BRTS em nosso módulo de contato deste portal.
4) Todos os documentos normativos catalogados aqui estão sujeitos a modificação, atualização ou revogação ao longo do tempo. Leis e decretos são atualizados constantemente no website do Palácio do Planaltohttps://www4.planalto.gov.br/legislacao . Outros órgãos que emitem normativa, talvez não atualizem com tanta precisão. Se encontrar um documento normativo desatualizado, por favor envie mensagem à BRTS em nosso módulo de contato deste portal.
5) Todos os documentos normativos catalogados aqui são obtidos nos websites oficiais dos órgãos que os emitiram. Você pode acessar o link para o website oficial do órgão que emitiu o documento. Se encontrar alguma divergência entre o documento pdf e o documento disponível no website original, por favor envie mensagem à BRTS em nosso módulo de contato deste portal.